OS 5 SOFT SKILLS MAIS DESEJADOS

OS 5 SOFT SKILLS MAIS DESEJADOS

Quais são os soft skills mais procuradas pelo mercado ultimamente? Eles se referem a atributos pessoais que permitem alguém agir de forma eficiente e harmoniosa com outras pessoas. Isso ocorre quando estão alinhadas com a cultura da empresa.

Assim, percebemos uma verdade fundamental: negócios são sobre relacionamentos. Não importa sua função ou título, para ser bem sucedido, você tem que interagir com outras pessoas.

Os soft skills mais demandados no mercado são:

1 – ADAPTABILIDADE

A capacidade de se adaptar às mudanças começa com a disposição de se adaptar às circunstâncias. Parece redundante, não é? Mas esse pensamento realmente introduz a diferença necessária. Se há um comportamento de evitar mudanças, é preciso entender os motivos – e então perceber se não há opções a serem exploradas.

Experimente. Experimente e experimente. É muito mais fácil adaptar projetos quando falham ou mudam de direção se existem outras opções prontas para serem executadas. Para cada projeto maior, é interessante ter alternativas para que ele possa ser realizado – e quando possível, por que não testá-las como uma espécie de experimento?

2 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Empatia é, simplesmente, uma questão de perspectiva. Mas quando foi a última vez que você realmente perguntou sobre o ponto de vista de alguém? Encorajar outros a compartilhar suas opiniões e se atentar às suas respostas, não só aumenta a inteligência emocional, bem como nos torna mais eficientes.

Autoconsciência é um componente para a inteligência emocional. Pedir aos colegas por feedback regularmente nos ajuda a entender como lidamos com os outros. E quando há uma crítica construtiva – muitas vezes difícil de ouvir – é importante lembrar que não há um “certo ou errado” quanto ao ponto de vista. É uma questão de percepção e percepção é uma realidade.

3 – RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Em uma empresa, diversas áreas se comunicam entre si constantemente, com o intuito de atingir objetivos e metas em comum. Para que isso funcione, os colaboradores dos diversos setores precisam ter um bom relacionamento.

Além da colaboração necessária entre os membros de uma mesma equipe, os setores precisam ter uma ótima conexão. Se as partes envolvidas não estiverem em sintonia, não conseguirão alcançar os resultados desejados.

4 – VERSATILIDADE E MULTITASKING

Definitivamente, a forma de se trabalhar hoje, mudou. Atualmente, os profissionais mais disputados não temem mudança e buscam o novo; repensam continuamente suas ações para aumentar sua efetividade.

São considerados agentes transformadores, trazendo maior motivação aos seus colegas para encontrarem melhores soluções. A equipe está sempre pronta para se adaptar a novas situações.

Esses profissionais têm um perfil multitasker, ou seja, sabem e gostam de executar diferentes tarefas, transitando rapidamente de uma para outra. Sua capacidade de improvisação e execução os tornam ótimos pilares para as empresas.

5 – CRIATIVIDADE

Brainstorm com a equipe. Algumas pessoas são naturalmente criativas, mas alguns de nós precisam trocar e debater ideias para que possam fluir melhor. Reuniões recorrentes com algum parceiro ou até mesmo toda a equipe aguçam os sentidos para se desenvolver novas soluções. Isso, inclusive, auxilia a evolução pessoal para quando tiver que fazer esse trabalho sozinho.

Essa prática também contribui para que a pessoa saia um pouco da chamada “zona de conforto”. É preciso dedicar tempo à atividade criativa. E quanto mais se praticar, mais fácil essas ideias começam a surgir.

SOFT SKILLS BÔNUS

O autoconhecimento é fundamental para a identificação dos soft skills de cada pessoa. Como conhecimento e desenvolvimento são nada mais que benefícios, pontuamos DOIS SOFT SKILLS BÔNUS para desenvolvimento pessoal e aprimoramento das equipes. 

Bônus 01 – PERSUASÃO

É muito mais fácil persuadir alguém em favor dos seus argumentos se você investiu tempo pensando no outro ponto de vista. Ao examinar todas as possibilidades de um determinado assunto, você estará apto a responder às objeções – e oferecer suas soluções.

É importante também flexibilizar seu modo de se comunicar. Não adianta utilizar um e-mail extenso para argumentar e persuadir alguém que seja mais suscetível a estímulos visuais. Adaptar seu estilo de comunicação ao público que está tentando persuadir é fundamental. Quanto mais se praticar essa forma de comunicação personalizada, mais preparado estará para persuadir as pessoas quando for necessário.

Bônus 02 – COLABORAÇÃO

A colaboração não funciona quando os papéis e objetivos não são definidos de forma clara. É importante estabelecer o que é o sucesso da ação e quem será responsável por quais tarefas. Parece óbvio, mais é muito comum isso não acontecer. Esses simples detalhes podem fazer com que todos trabalhem juntos de forma mais rápida e eficiente.

Para beneficiar as ideias do grupo, é preciso que todos se escutem. Isso significa saber se todos entenderam o que foi debatido e se há dúvidas. Assim garante-se que o grupo trabalhe de forma colaborativa.

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