A REAL IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR UMA INCRÍVEL CULTURA ORGANIZACIONAL

A REAL IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR UMA INCRÍVEL CULTURA ORGANIZACIONAL

Uma ótima cultura organizacional é um fator crítico tanto para atrair quanto para reter talentos. Ela fará com que sua empresa se destaque e influenciará o desempenho da sua equipe, melhorando seu produto.

POR QUE A CULTURA DE UMA EMPRESA É TÃO IMPORTANTE HOJE?

Muitas empresas enfrentam o desafio de encontrar sua própria voz e se tornarem reconhecíveis. Com tantos concorrentes em todos os campos, como garantir que a empresa se destaque? Será que a cultura organizacional influencia tanto assim?

Acontece que ela importa e muito, por agir diretamente no sucesso e desempenho da companhia, das pessoas e clientes. Por isso é necessário compreender por que a cultura da empresa é como é e por quais motivos deveria se manter assim. Ou por que deveria ser transformada.

CULTURA ORGANIZACIONAL – UM FATOR CRÍTICO PARA ATRAIR E MANTER TALENTOS

Um problema enfrentado por muitas empresas (pequenas, médias e grandes) é o interminável ciclo de atração, recrutamento e retenção de talentos. Todo esse processo torna-se cada vez mais difícil, ainda mais se não for bem estruturado e desenvolvido por pessoas de fato capacitadas. E é tentador achar que salários altos são o único e/ou melhor método de manter seus talentos engajados.

Para muitas organizações, a cultura da empresa não é uma prioridade. Elas se concentram em métricas específicas, pois podem ser monitoradas, medidas e analisadas com maior precisão. Essas métricas são realmente cruciais para os negócios, mas não significa que os aspectos que aqui discutimos, devam ser negligenciados.

A cultura da empresa é, de fato, uma ótima ferramenta para atrair novos talentos. No entanto, seus benefícios vão ainda mais longe – também podem ajudar a retê-los.. 

Os verdadeiros profissionais têm uma hierarquia de necessidades de trabalho e é assim que ela é organizada:

  1. o salário, embora importante, não reina supremo. Trabalhadores talentosos têm sempre a garantia de receber bons salários
  2. é ótimo ter projetos interessantes, mas a rotina de trabalho (e o tédio por ele causado) são muito mais frequentes
  3. um sentimento de pertencer a um determinado lugar, que decorre da cultura da empresa

Por que a cultura da empresa está numa posição tão alta? Ao contrário de salários e projetos interessantes, ela é mais estável e abrangente. Em tempos de crises, a cultura da empresa pode ajudar a equipe a perseverar e se manter unida.

CONSTRUINDO UMA CULTURA ORGANIZACIONAL DE ALTO DESEMPENHO

Criar essa cultura requer o desenvolvimento e execução de um plano com objetivos claros que possam ser medidos e trabalhados. Para auxiliar nessa criação, recomendamos 5 etapas que vão proporcionar benefícios de longo prazo à sua empresa:

1 – Reconheça o esforço de seus talentos

O reconhecimento das contribuições de todos os membros da equipe tem um efeito positivo de longo alcance na cultura organizacional. Quando todos têm suas realizações reconhecidas, os indivíduos começam a perceber que são parte de um todo.

Quando uma organização torna a valorização dos colaboradores parte de sua cultura, indicadores importantes, como engajamento, retenção e produtividade, melhoram.

2 – Dê voz aos seus colaboradores

Criar uma cultura que valoriza o feedback e incentiva a voz do colaborador, é essencial para mantê-los motivados.

Facilite o feedback de forma que os colaboradores possam se expressar e dizer o que estão sentindo. Em seguida, analise os resultados para ver o que está funcionando e o que não está e aja de acordo com as descobertas enquanto são relevantes. Quando isso é feito de forma regular, sua cultura é fortalecida.

3 – Transforme seus líderes em defensores da cultura

O sucesso da sua empresa na construção de uma forte cultura está nas mãos de seus líderes. 

Por exemplo, se sua cultura prioriza certos valores e sua equipe de liderança não os exemplifica – ou exibe comportamentos contrários – isso prejudica todas as ações. As pessoas podem perceber essa diferença e, até mesmo, passar a replicar o comportamento negativo, achando que foram recompensados pela administração.

Sua equipe de liderança pode ajudar a construir a cultura de que precisa, priorizando-a em todos os aspectos da vida profissional. É preciso discutir de forma aberta e transparente a cultura e os valores da organização. Também devem ser preparados para incorporar o feedback nesses processos, para que compreendam as perspectivas de suas equipes sobre essa cultura. 

4 – Viva pelos valores de sua empresa

Os valores de sua empresa são a base de sua cultura. Viver de acordo com esses valores significa integrá-los em todos os aspectos do negócio. Isso inclui, por exemplo, políticas de RH, programas de benefícios e até iniciativas externas, como trabalho voluntário. 

Seus colaboradores, parceiros e clientes reconhecerão e apreciarão o fato de sua organização colocar seus valores em prática todos os dias. 

5 – Crie conexões entre os membros das equipes

Construir uma cultura que possa lidar com as adversidades requer conexões fortes entre os membros das equipes. Criar esses laços quando há uma comunicação cada vez mais remota, pode ser desafiador. Incentivar a colaboração nas atividades das equipes pode ser uma maneira eficaz de promover e aprimorar a comunicação.

Interesses pessoais compartilhados também podem ser uma forma de interação, especialmente entre os de gerações diferentes que, dificilmente, se relacionariam. Isso pode criar novos caminhos para a compreensão e empatia, vitais para melhorar a comunicação, criatividade e até mesmo resolução de conflitos.

FACILITE O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA

A cultura organizacional se desenvolverá, de uma forma ou de outra. Porém, na ausência dessas orientações, pode não ocorrer de forma saudável e produtiva. Lembre-se dessas três técnicas básicas ao desenvolver a cultura da sua empresa: comunicação, reconhecimento e ação

Seguindo as etapas que descrevemos nesse artigo, você pode melhorar a comunicação com os colaboradores, começar a criar uma cultura de reconhecimento e garantir que todos a coloquem em ação.

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