MAXIMIZANDO A EFICIÊNCIA DOS GESTORES NA ORGANIZAÇÃO

MAXIMIZANDO A EFICIÊNCIA DOS GESTORES NA ORGANIZAÇÃO

Quando falamos sobre a espinha dorsal de uma organização, sempre podemos relacioná-la a seus colaboradores. No entanto, não podemos esquecer que os gestores são peças chave para o sucesso da organização .

Como desempenham um papel fundamental, isso traz ao nosso tópico principal a eficiência de um gestor numa organização. O aumento dos resultados positivos e seus respectivos indicadores são diretamente impactados pelos objetivos determinados e conquistados pelos líderes. Suas ações e comportamentos surtem efeito direto sobre o desempenho dos integrantes das equipes. Portanto, podemos admitir que o sucesso de uma ação ou objetivo se inicia na eficiência da liderança e sua representatividade.

O artigo que preparamos enfatiza como o gestor pode maximizar sua eficiência para manter a produtividade e o engajamento.

POR QUE A EFICIÊNCIA DO GESTOR É VITAL?

A cultura organizacional apresentou uma mudança significativa ao longo da vida de uma empresa, porém tem sido mais acentuada desde a virada do último século. Dentre as mudanças percebidas, podemos destacar como os líderes passaram a dar autonomia à sua força de trabalho. Um estudo realizado pela universidade Harvard prova justamente esta teoria, quando afirma que colaboradores que realizam suas tarefas com maior autonomia possuem um melhor desempenho do que os que são constantemente supervisionados. A autonomia desperta nos times a sensação de pertencer à organização, pois passam a perceber que seus gestores têm confiança em seu trabalho e isso proporciona uma melhoria no ambiente organizacional e nos resultados.

Maximizar a capacidade gerencial agora se tornou essencial para as organizações. No entanto, precisamos saber quão importante ela é para o sucesso e a sustentabilidade da organização a longo prazo.

Alguns pontos necessários para se manter em mente:

  • Mudanças que transformam: o mundo, em rápida mudança, exige que as organizações mudem frequentemente seus modelos de negócios. A eficiência do gestor fornece percepções confiáveis e úteis para ajudar as equipes a se adaptarem rapidamente à nova estrutura;
  • Taxas de rotatividade: quando os gestores se preocupam em entender as necessidades e requisitos dos colaboradores, mostram seu comprometimento com as pessoas, gerando credibilidade como bons líderes, o que reduz a taxa de rotatividade no longo prazo.
  • Melhor desempenho: sua capacidade está diretamente relacionada ao alto desempenho e aos níveis de satisfação dos colaboradores. Quando atendem aos problemas dos seus times e tentam resolvê-los, afetam positivamente seus resultados. 

MAXIMIZE A EFICIÊNCIA DOS LÍDERES COM ESSAS DICAS SIMPLES

1 – Promova qualidades que importam

Ser um gestor eficiente exige dedicação. É preciso se alinhar com as metas organizacionais para obter sucesso. E para alcançá-lo, é preciso incorporar as características de um verdadeiro líder.

Uma maneira eficaz de descobrir e assimilar essas características é através de feedbacks com os colaboradores, identificando as qualidades que estes enxergam como um valor para a liderança. Para acelerar ainda mais esse processo, separamos para você 6 habilidades de gestores de sucesso, para que aprimore ainda mais sua liderança.

Depois desse mapeamento, o ideal é trabalhar em torno dessas qualidades que trarão mais valor para você e a equipe, a fim de aumentar os resultados positivos de acordo com os cenários desejados pela organização.

2 – Crie confiança mútua

Gestores confiáveis são os líderes que os colaboradores gostam de seguir. Nesse papel, quando se cria um vínculo com os times em que o respeito e a confiança mútuos estão presentes, eles tendem a reconhecer sua competência.

Para fomentar esses laços, é necessário responsabilidade e transparência. Além disso, respeitar os colaboradores, apoiá-los quando for preciso e fornecer os recursos necessários, são ações fundamentais. 

3 – Faça uma boa definição de metas

Para o melhor funcionamento das operações diárias, o gestor precisa definir metas alcançáveis para os colaboradores. Quando diretrizes claras são oferecidas, os times encontram um propósito em seu trabalho. E com objetivos realistas apresentados, os líderes serão capazes de trazer mais eficiência nos diferentes departamentos.

Portanto, estabeleça metas alcançáveis e monitore o progresso. Caso surjam problemas durante o processo, será mais prático sugerir soluções.

Quando possível, inclua os times no estabelecimento das metas e estratégias. Isso gera compromisso e conformidade. 

4 – Seja colaborativo

De modo geral, os líderes buscam montar equipes que criam planos para melhorar o desempenho da organização.  Uma forma de estabelecer a colaboração real é quando as equipes são envolvidas em decisões significativas que afetarão a organização. É a sensação de se reconhecer como parte importante do todo.

Para aumentar ainda mais essa coparticipação, o gestor pode fazer bom uso dos feedbacks com os colaboradores, incluindo suas opiniões em diferentes assuntos da organização. Deste modo, as pessoas passam a perceber que suas sugestões e percepções podem trazer melhorias  ao ambiente onde estão inseridas e, até mesmo, nos processos dos quais fazem parte. É um sistema de aperfeiçoamento, onde o próprio “usuário” do processo o avalia e o torna mais eficiente.

Essas práticas garantirão recursos de gestão eficazes e os colaboradores se sentirão mais valorizados, o que tende a resultar num melhor desempenho.

Vale sempre lembrar que um dos cenários mais destrutivos para uma organização  é o de um líder que não desenvolve e valoriza sua própria equipe. 

5 – Delegue tarefas

Os resultados de um gestor podem ser medida quando ele consegue extrair o melhor de suas equipes. E uma das melhores maneiras de fazer isso é conhecê-los adequadamente, delegar tarefas e atribuir responsabilidades coerentes aos colaboradores.

Quando o trabalho é delegado, o processo se acelera e os resultados tornam-se exponenciais. Essa é uma ampla oportunidade para os colaboradores aprenderem mais, aumentarem sua confiança e desenvolverem qualidades de liderança ao longo prazo.

6 – O reconhecimento é importante

O reconhecimento justo é um fator diretamente ligado ao nível de satisfação profissional. Não se deve subestimar o poder do reconhecimento e a dinâmica positiva que ele traz na organização. Com ele, há um aumento no desempenho e engajamento dos colaboradores na equipe.

O mais importante do reconhecimento é promover o desenvolvimento da carreira do colaborador. Eles não trabalham, necessariamente, só por metas, mas para trazer significado à suas vidas e ao meio onde estão inseridos.

RESUMINDO

Um líder de sucesso combina continuidade com mudança. Como um gestor eficiente, busque planejar em favor do futuro de sua organização iniciando mudanças, em vez de simplesmente reagir a elas. 

Essas dicas de liderança e gestão servem como uma forma de contribuir com os líderes através das perspectivas presentes em seu dia a dia. A aplicação dessas ações  poderá proporcionar uma melhora em seus resultados, bem como a dos demais colaboradores.
Quais outras ferramentas ou estratégias seus gestores aplicam no dia a dia? Que outras habilidades julga importantes para uma liderança eficiente?

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