16 Sep ESTRATÉGIAS EFICIENTES PARA RETENÇÃO DE TALENTOS
A alta rotatividade de funcionários, também conhecida como turn over, é algo muito custoso para as empresas. Um aumento desse fator pode causar danos às metas organizacionais e, até mesmo, prejudicar a reputação da companhia. Como as empresas lidam com esse problema? Como controlam essa taxa de rotatividade?
Veja algumas estratégias poderosas de retenção de talentos, que podem ser colocadas em prática.
1 – A RETENÇÃO COMEÇA NO RECRUTAMENTO
A retenção ocorre desde o início, do processo de inscrição de vagas até a seleção dos candidatos e a escolha de quem vai entrevistá-lo/a. O recrutamento bem executado traz o talento que se comprometerá com o sucesso da organização.
É importante identificar quais os aspectos da cultura e estratégia que se deseja enfatizar (soft skills) e, em seguida, buscá-los nos candidatos.
Focar no recrutamento e na experiência técnica e pessoal do candidato é uma das melhores estratégias para potencializar a retenção de colaboradores. Então, tenha certeza de contratar a pessoa certa no início de tudo. Este é um processo bem complexo, que deve ser bem estruturado para que se possa obter sucesso.
2 – PROGRAMAS DE MENTORIA
Colocar um novo funcionário sendo auxiliado por um mentor é um ótimo componente para ser adicionado ao seu processo contínuo de integração.
Os mentores podem oferecer orientação e se tornarem uma referência para os novos contratados. E esta torna-se uma estratégia com benefícios de mão dupla para a organização. Os novos membros aprendem com funcionários mais experientes e, em troca, oferecem um novo ponto de vista para seus mentores.
3 – ENGAJAMENTO É A CHAVE
Essa é uma importante chave para manter seu time conectado com a empresa. No entanto, conseguir o envolvimento dos funcionários não é tão simples. O engajamento acontece no ponto ideal onde os objetivos pessoais do colaborador são alcançados. Cada pessoa possui objetivos diferentes, que podem diferir de acordo com o estágio da carreira.
Aqui estão alguns temas que ajudam a impulsionar o engajamento da maioria dos colaboradores:
- Sempre dê um feedback: todos os profissionais têm a necessidade de saber como seu trabalho está se desenvolvendo de acordo com os objetivos da empresa, como estão se saindo. Parece fácil, mas nem sempre acontece. Os líderes da empresa devem dar orientação constante, os gerentes, feedbacks regulares e os colaboradores, definir metas alcançáveis e realistas.
- Mostre seus valores culturais: definir valores culturais é essencial. No entanto, não deve ser feito só por fazer. É preciso ser autêntico e estabelecer valores organizacionais concretos. A incompatibilidade de valores x realidade desses valores pode levar a problemas de baixa retenção e engajamento.
4 – FAÇA COM QUE SE SINTAM VALORIZADOS
Existem três fatores que contribuem para que o colaborador se sinta valorizado dentro da companhia. São eles:
- Atribuições extensivas: os funcionários vêm com um propósito para trabalhar e desejam ser reconhecidos pelo trabalho que estão fazendo. Mantê-los atentos e dar oportunidades de aprender e melhorar, garante o engajamento. Envolvê-los nas tomadas de decisões e iniciativas deve ser algo mais regular no dia a dia.
- Benefícios de bem-estar: garantindo que os funcionários sejam proativos em relação à saúde, as empresas criam um ambiente de trabalho saudável. Programas de gerenciamento de estresse, saúde comportamental, nutrição, condicionamento físico, por exemplo, ajudam muito no estabelecimento de boas relações entre os times.
- Crescimento da carreira: enquanto os colaboradores perceberem que podem crescer, eles permanecerão na empresa. A possibilidade de alcançar novos níveis de responsabilidade e desenvolvimento profissional cria envolvimento na relação corporativa. Por isso é interessante que, já no início do relacionamento, o Plano de Carreira seja algo bem claro e definido entre as partes.
Caso a empresa não tenha um plano de carreira estruturado é importante que o colaborador seja informado sobre isso. Um ótimo motivador, pode ser a clareza da comunicação e a garantia de feedbacks constantes com objetivo de melhorar o desenvolvimento do profissional. Desta forma, o gestor deixa o profissional pronto para ser promovido assim que surgir uma oportunidade.
5 – SEJA UMA MARCA DE DAR ORGULHO
Vivemos um momento de ativismo, com uma geração que deseja que cada aspecto da sua vida seja parte de uma solução. É de grande valor uma empresa que é conhecida por suas iniciativas de dar suporte a:
- organizações voluntárias
- comunidade local
- questões como ambiente, educação e igualdade
Encontre uma maneira de sua empresa se adequar a esta realidade. Funcionários apaixonados e preocupados com o impacto de suas vidas no mundo considerarão que trabalhar para uma empresa de marca positiva é um benefício sério.
É importante revisitar as estratégias de retenção de talentos ao menos uma vez por ano. Isso inclui manter-se atualizado com relação aos padrões de mercado para salários, benefícios e melhores práticas no desenvolvimento de uma cultura organizacional atraente.
Existem diversas ações que podem ser executadas para despertar o valor da empresa na mente de seus colaboradores. Eles se importam com onde, como e com quem trabalham. Proporcionar equilíbrio nessas esferas é a maneira certa de manter profissionais talentosos felizes em fazer parte de sua organização.
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Posted in 14:43h, 24 September[…] muitas empresas (pequenas, médias e grandes) é o interminável ciclo de atração, recrutamento e retenção de talentos. Todo esse processo torna-se cada vez mais difícil, ainda mais se não for bem estruturado e […]