10 maio ENTENDA O NOVO CENÁRIO DE CONTRATAÇÕES E COMO AUMENTAR A ASSERTIVIDADE AO BUSCAR UMA VAGA
LinkedIn, Indicação ou cadastro de currículo no site? Qual das ações é mais efetiva?
Uma das principais fórmulas dos últimos anos para conseguir um trabalho é manter o currículo atualizado e enviar para as empresas pretendidas. Hoje em dia, o cenário não é mais tão simples. O surgimento do LinkedIn, as conexões pessoais, habilidades comportamentais, entre muitas outras coisas, passaram a fazer parte do processo de candidatura. Mas então, qual seria a forma mais correta de buscar por um trabalho?
Por aqui não acreditamos em uma fórmula mágica, mas sim um conjunto de fatores. A atualização de currículo e portfólio são muito importantes, bem como a forma de se portar em uma entrevista. No entanto, a indicação é algo que traz confiança ao recrutador. Por isso, muitas das vezes, ela é o fator determinante de uma contratação.
Nesse momento, o papel do recrutador é essencial, pois vai conseguir avaliar se de fato aquele nome indicado faz sentido para a posição que está aberta. É possível fazer uma triagem entres os candidatos e qual o perfil se encaixa melhor com a vaga, otimizando o processo seletivo da empresa e buscando melhor performance. Além disso, o time de recrutamento pode avaliar os funcionários já existentes dentro das empresas, podendo realocar um colaborador em uma determinada posição, o que pode até evitar abertura de vagas sem necessidade.
Em relação ao envio de currículo, as empresas recebem muitas candidaturas, então para se destacar tenha certeza que seu currículo está bem escrito e estruturado. Quando você estiver se candidatando a uma vaga específica, é importante também que as informações contidas no currículo preencham os requisitos propostos pelo contratante, como idiomas, formação e experiência prévia na função. Se você tem as características pretendidas, destaque as palavras-chave que a vaga a que você vai se candidatar está pedindo, priorizando tópicos e informações.
Em relação ao LinkedIn, essa é sem dúvida uma das principais ferramentas hoje para buscar empregos e mostrar ao mercado o que você vem desenvolvendo. O seu perfil deve estar sempre atualizado, destacando projetos de relevância, números de impacto, empresas que fez parte, foto profissional e, se possível, conteúdo rico e relevante que mostra você como expert na sua área de atuação. Aqui nesta ferramenta também entra um pouco de indicação. Então se possível peça que as pessoas escrevam recomendações para você, enaltecendo suas qualidades e diferenciais. Isso pode ajudar muito.
Quando for chamado para entrevista pesquise sobre a empresa, veja a cultura, missão, valores e já formule algumas ideias de como você pode contribuir com a área que está se candidatando. Isso pode impactar o recrutador. No mais, boa sorte!
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