5 TÓPICOS PARA SUA EMPRESA ACERTAR AO CONTRATAR

5 TÓPICOS PARA SUA EMPRESA ACERTAR AO CONTRATAR

Você já reparou como a rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa é um acontecimento cansativo? Essa não é a situação desejada, especialmente se o esperado é ter um negócio de sucesso. Portanto, se você está preso a um colaborador que não parece ser o ideal, precisa se perguntar: o que posso estar fazendo de errado?

O primeiro passo para corrigir o problema na aquisição, é examinar mais de perto o processo de contratação.

Para ter uma ideia de como melhorar esses procedimentos específicos, aqui estão alguns erros comuns que podem ser evitados.

DESCRIÇÕES VAGAS DA OPORTUNIDADE

Vamos imaginar que você queira contratar alguém para ocupar o cargo de gerente de vendas. Agora, você realmente sabe o que é necessário para esta posição? A maioria das pessoas presume que está ciente das habilidades e características necessárias para o sucesso, mas isso não é verdade.

Se você não tem experiência em determinada área, recorra a alguém que já faz esse trabalho. Ajudará se falar com quem já está envolvido no setor. Em seguida, tenha uma discussão franca sobre o que é necessário para se destacar em tal posição.

As definições das competências técnicas, bem como as comportamentais, devem ser realizadas pelos gestores. Dessa forma, aumentamos as possibilidades de sucesso na escolha do profissional ideal para o time. 

Construindo uma representação confiável, será preciso criar uma boa descrição da vaga. Para começar, o título correto. Não é preciso ser criativo, mas usar os termos que todos conhecem.

Em seguida, listar cuidadosamente o que o trabalho envolve e que tipo de habilidades ou candidatos você está procurando. Quanto mais específico, melhor.

Lembre-se que o RH ter essa qualidade de informação contribuirá, e muito, com o nível da contratação, ainda que não seja esse o seu papel. Mas é ele que fará a ponte com os headhunters, por exemplo, que encontrarão o profissional com o melhor fit para a vaga.

NÃO PRESTAR ATENÇÃO NA PERSONALIDADE

Particularmente, ao tentar preencher uma posição técnica, pode ser tentador focar apenas em habilidades e credenciais. Embora não haja como negar que esses detalhes importam, não são as únicas coisas a se procurar. Em muitos casos, a personalidade pode ser tão importante quanto as habilidades.

Escrevemos um artigo somente sobre os soft skills mais desejados do mercado para você alinhar as habilidades pessoais do seu time. 

Muitos talentos não dão resultados pois suas personalidades não são adequadas para o cargo ou empresa. No final, não importa se a pessoa que você deseja contratar é o candidato mais inteligente e talentoso que existe. Isso significa muito pouco se ele não pode trabalhar com os outros, aceitar críticas ou se encaixar no ambiente de trabalho.

As habilidades técnicas devem estar alinhadas às comportamentais necessárias.

AVALIAÇÃO LIMITADA

O problema com a maioria dos processos de entrevista é que eles são restritivos. Você acaba passando apenas algumas horas com a pessoa que gostaria de contratar. Não é tempo suficiente para ter uma noção adequada de como eles são. É aqui que entram as verificações de referências. 

Para conhecer bem quem se está contratando, é preciso entender as referências anteriores e o que se diz a respeito do candidato. Para isso, é necessário investir tempo para se ter a melhor noção possível a respeito.

Quanto mais tempo puder ser investido no entendimento de quem é a pessoa, melhor será a qualidade do candidato.

Mas lembre-se, investir tempo, não significa prolongar o processo. Afinal, isso pode levar a desmotivação do candidato. É necessário se dedicar ao projeto, ter um time focado para trabalhar com qualidade. Ter uma consultoria de recrutamento responsável por essas ações permitirá um mapeamento rápido e eficiente dos melhores candidatos para a posição desejada. E isso ainda possibilita que a equipe interna apresente à liderança uma maior eficiência no processo de contratação.

VENDENDO MAIS DO QUE COMPRANDO

Quando há uma emergência para se preencher uma vaga, é comum “florear” demais a empresa. Isso acontece também quando se encontra um candidato “5 estrelas”. O problema é que essa estratégia transpassa a urgência  para finalizar o processo. Sem mencionar que a relação entre as duas partes já começa errada.

Há também o fato de que, quando se enaltece demais uma empresa, a realidade encontrada não pode ser comparada. Você pode dizer que o ambiente da empresa beira a perfeição, mas o candidato acabará descobrindo que é como qualquer outra organização – há altos e baixos. E é justamente a  importância de se ter um processo transparente que faz com que a empresa consiga atrair os melhores talentos.

Portanto, certifique-se de sempre deixar o candidato se anunciar a você, não o contrário. Embora mostrar um certo nível de entusiasmo com seu negócio seja bom, evite ser excessivamente otimista. Atenha-se aos fatos e o candidato saberá se é uma boa opção para ele ou não.

NÃO ENVOLVER AS PESSOAS CORRETAS NA TOMADA DE DECISÃO

Você está tomando decisões unilaterais para contratações em sua empresa? Se for para trabalhar diretamente com você, sem problemas. Se houver outros departamentos envolvidos, esse pode não ser o ideal.

Portanto, fale com o responsável do departamento que lidará com o potencial colaborador no futuro. Você pode pedir que participem da entrevista, por exemplo. Lembre-se de que eles sabem exatamente o que procuram em um candidato. Como tal, eles também podem ser os melhores juízes para a escolha.

Mas lembre-se, para escolher o melhor profissional para sua empresa, primeiro, é preciso encontrar os melhores candidatos e ter um processo sólido. Esta é a forma correta de se iniciar uma seleção eficiente.

Já pensou em contar com uma consultoria em recrutamento para realizar seus processos de contratação? Ter uma equipe profissional, focada e aprofundada no cliente e no candidato, pode ser o grande diferencial para o sucesso de seu processo de contratação.

Sem comentários

PUBLICAR UM COMENTÁRIO